ChatGuru
Search…
👥
Usuários
O que são? Para que servem? Como funcionam?

Apresentação

Visão geral

No menu de usuários você conseguirá criar, alterar e excluir os acessos à sua conta. Além disso, é possível regular o nível de permissão de cada usuário, os nomes visíveis para o cliente, horário de acesso, criar departamentos / grupos de usuários e definir como será a fila de atendimento de novos chats. Vamos para a explicação de cada um dos recursos desse menu, começando pela aba inicial: Usuários.

Usuários

Quantidade de usuários

No topo da lista de usuários você verá o seu total de licenças de usuários contratado. Caso já tenha atingido o limite, não será possível criar novos usuários.

Quadro de usuários

Nesse quadro você tem acesso a informações gerais sobre os usuários.

Tipo de usuário

Para tipo de usuário existe duas opções: Administrador e Normal.
O usuário Administrador será aquele usuário que terá acesso a todas as informações e recursos da plataforma, incluindo alguns recursos exclusivos, como o painel de controle. É possível criar mais de um usuário administrador na mesma conta.
Já o usuário Normal será aquele que terá as suas permissões reguladas pelo usuário administrador, podendo ter acesso irrestrito, limitado ou não ter acesso a alguns recursos da plataforma.

Nome

Nesse campo do quadro você consegue consultar o nome do usuário e o e-mail utilizado por ele para realizar o login na plataforma. Você pode clicar no nome do usuário, destacado em azul, para editar as permissões e dados do usuário.

Modo espião

Nesse campo você consegue visualizar se o usuário possui o modo espião ativo ou não. Mais detalhes sobre esse recurso abaixo.

Horário de acesso

Nesse campo você consegue visualizar se o usuário possui o horário de acesso ativo ou não. Mais detalhes sobre esse recurso abaixo.

Chat

Nesse campo será exibido o chat associado ao usuário. Esse chat será considerado pela plataforma como o número pessoal do usuário, utilizando-o para o envio de relatórios ou avisos do chatbot, caso assim esteja configurado.
Para associar um chat ao usuário é necessário que a conversa exista na plataforma. Também é possível remover o chat associado, clicando no número exibido nesse painel.

Status login

Esse campo exibirá o status atual de usuário, que pode variar entre: Logado (Online) ou Deslogado (Offline).

Último acesso

Aqui será exibido a última vez que o usuário realizou um login. Caso um usuário entre na plataforma às 8h em ponto e continue utilizando ela, sem deslogar, até às 12h, o seu último acesso será registrado como 8h, ou seja, é a última vez que o usuário realizou um login.

Visto última vez

E para complementar o campo anterior, este exibirá o último horário registrado onde o usuário estava online.
Assim, considerando o horário do último acesso junto com o horário de visto pela última vez, você conseguirá saber quanto tempo o usuário está online, desde o seu login. Você também consegue utilizar os relatórios de acessos para uma consulta mais detalhada ou sobre outros dias.

Editar usuário

Você pode utilizar esse botão para acessar informações detalhadas do usuário, podendo alterar o nome visível, modo espião, horário de acesso e suas permissões na plataforma.
Também é possível acessar o mesmo menu de alterações clicando no nome do usuário destacado em azul, como mencionado anteriormente.

Excluir usuário

E por último, nesse painel, você terá o botão para excluir o usuário.
Atenção:
  • A exclusão do usuário é irreversível e todos os chats delegados ao mesmo ficarão como não delegados.
  • É possível transferir os chats de um usuário que será excluído para outro, de forma automática, através do chatbot.
    Consulte o suporte para saber como fazer isso na sua conta.
  • Caso você exclua um usuário, não será possível recria-lo com o mesmo e-mail. Para reutilizar o mesmo e-mail, contate o nosso suporte.

Criar um novo usuário

Abaixo do painel de usuários cadastrados você terá disponível o botão para a criação de novo usuário. Caso tenha atingido o seu limite de licenças de usuário, esse botão ficará indisponível.

Criando um novo usuário

  • E-mail: E-mail que o usuário utilizará para acessar a plataforma, receber notificações e em casos de esquecimento de senha, será para esse e-mail que o link de recuperação será enviado.
  • Nome: O nome do usuário apenas é visível por ele e os outros usuários na plataforma, será o controle e marcação de todas as ações executadas por ele na plataforma. Exemplo: Caso o usuário envie alguma mensagem ou altere o responsável do chat, ficará registrado que o usuário x fez a ação.
  • Senha: Senha que o usuário utilizará para acessar a plataforma, juntamente com o e-mail.
  • Nome visível para o cliente: Esse nome funcionará como um assinatura do usuário toda vez que ele enviar uma mensagem para algum chat, facilitando para o cliente identificar com qual usuário daquela conta ele está falando.
Envio da mensagem por um usuário que possui o nome visível ativo
Envio da mensagem por um usuário que não possui o nome visível ativo
  • Nível/Permissões: Nessa parte você vai definir qual o nível de acesso do usuário e as permissões que ele deve possuir no sistema.
Clique na imagem para dar zoom
  • Atualmente existem 2 perfis de usuários: Administrador e Normal. Administrador - Tem acesso total a todos os recursos do sistema, além de recursos específicos para administradores como o painel de controle. Normal - Usuário que tem as permissões personalizadas, podendo ter total acesso a certas partes do sistema, acesso limitado em algumas e nenhum acesso em outras partes.
Algumas permissões possíveis para um usuário normal.
Cada campo de permissões é relacionado a um menu da plataforma e elas podem ser alteradas a qualquer momento.

Alterando um usuário

Clique na imagem para dar zoom
O menu de edição de usuário é similar ao de criação, aqui você pode ativar, editar ou desativar o nome visível para o cliente, controlar o modo espião e o horário de acesso.

Modo espião

O modo espião permite que o usuário acesse os chats sem remover a notificação de mensagem não lida, podendo assim acompanhar os atendimentos sem que os outros usuários da plataforma saibam.
Um usuário, por padrão, remove as notificações de mensagens ao abrir o chat. Caso esse usuário ative o modo espião, isso não acontecerá mais.
Para um usuário que possui o modo espião ativo remover a notificação é necessário utilizar o comando Marcar como lido dentro de Mais opções, no chat. Clique aqui para saber onde fica esse menu.

Horário de acesso

O horário de acesso é útil para controlar quanto tempo o usuário poderá acessar a plataforma e em quais dias.
Aqui você consegue definir horários distintos para determinados dias ou bloquear o acesso como um todo nos fins de semana. Também é possível dividir o horário dos dias em dois períodos, considerando um intervalo entre eles, como de 8h até às 12h e de 14h até às 18h.
Antes do horário definido, o usuário não conseguirá acessar a plataforma e quando o horário limite chegar, esse usuário será automaticamente desconectado.

Departamentos

Clique na imagem para dar zoom
Os departamentos funcionam como grupos de usuários, permitindo ao administrador da conta um gerenciamento mais prático das permissões dos usuários, possibilitando a criação de rodízios diferentes utilizando o chatbot ou utilizando para compartilhamento de chats entre usuários.

Criando um departamento

Clique na imagem para dar zoom
Ao criar um novo departamento, você deverá:
  1. 1.
    Definir um nome para o departamento
  2. 2.
    Selecionar os usuários que farão parte dele
  3. 3.
    Definir as permissões que os usuários do departamento terão
E aqui estão alguns detalhes sobre os departamentos:
  • Um usuário pode participar de um ou mais departamentos.
  • As permissões atribuídas aos departamento se somam as permissões do usuário individualmente, ou seja, caso o usuário tenha a permissão de apagar tags no seu cadastro individual e faça parte de um departamento que não possui essa permissão, somente este usuário do departamento poderá apagar tags. O mesmo exemplo também serve para a situação contraria, onde o usuário possui a permissão no departamento e não possui individualmente.
  • Não existe limite de departamentos
  • É possível alterar o nome, integrantes e permissões dos departamentos a qualquer momento.

Rodízio de atendimento

Clique na imagem para dar zoom
Por último, na aba de rodízio, você definirá a ordem como os seus novos clientes serão delegados automaticamente. A plataforma utilizará a lista de usuários listados nessa fila para atribuir como responsável de um novo chat. E como configurar?
Você deverá selecionar os usuários ou departamentos que deseja colocar na fila, podendo colocar o mesmo mais de uma vez. No caso de departamentos, vale lembrar que o rodizio delegará para o departamento todo e não para um usuário do departamento.
Na aba de regra, você pode definir se o usuário deve ser pulado caso esteja offline. Isso é útil para não delegar um cliente a um usuário que não está disponível e deixa-lo sem atendimento.
Caso deseje desativar um usuário ou departamento no rodízio, sem apagá-lo da fila, basta alterar o seu status entre ativo e inativo.

Informações extras

Aqui estão algumas informações extras e importantes sobre o menu de usuários:
  • Para alterar o nome do usuário ou o seu e-mail de login, é necessário entrar em contato com o nosso suporte.
  • É possível criar mais de um acesso administrador na conta e é necessário que exista no mínimo um.
  • Em contas que possuem chatbot, o ideal é que o rodizio seja feito pelo mesmo, logo, o ideal é que o rodízio de atendimento configurado no menu de usuários seja desativado.
  • O rodízio de atendimento se aplicará aos novos chats que chegarem após a ativação do rodízio.
  • Ao excluir um usuário, todas as suas delegações serão removidas, mas o seu histórico de ações e mensagens permanecerá.
  • É possível criar departamentos com o mesmo nome.

Vídeos relacionados

Permissões de usuários

Treinamento de usuário

Múltiplos usuários no mesmo WhatsApp

Esse é o fim da página sobre o menu de usuários! Não encontrou o que estava procurando? Procure em outros tópicos no menu à esquerda da página! Caso precise de ajuda, entre em contato com o nosso suporte. 😉
Last modified 1mo ago