ChatGuru
Search…
🚀
Acessando a plataforma
Acabou de contratar o ChatGuru? Então você precisa assistir esse vídeo com os primeiros passos!
Siga esse vídeo para realizar o seu primeiro acesso a plataforma e a sua primeira sincronização.

1º Passo - Realizar o login na plataforma

Com as credenciais de acesso que foram passadas para você, através do WhatsApp, você deve realizar o login na plataforma. O link que você utilizará para acessar a sua conta é enviado junto com os seus dados de acesso, como mostra o exemplo abaixo:
Dados enviados para o seu WhatsApp

2º Passo - Criando outros usuários

Agora você deve criar o acesso dos seus outros usuários da plataforma.
Lembre-se: É preciso ter contratado previamente a licença de cada usuário para conseguir criar acessos adicionais. Caso a sua conta já tenha atingido o limite de usuários, entre em contato com o nosso suporte para realizar a contratação de novas licenças!
Para criar os novos usuários é simples: 1º - Vá em usuários no seu menu lateral.
2º - Verifique o seu total de usuários e se existir uma vaga disponível, selecione o botão novo usuário.
3º - Será aberta a tela de cadastro de usuários, que solicita os seguintes dados:
  • Email: Email que o usuário utilizará para acessar a plataforma, receber notificações e em casos de esquecimento de senha, será para esse e-mail que o link de recuperação será enviado.
  • Nome: O nome do usuário apenas é visível por ele e os outros usuários na plataforma, será o controle e marcação de todas as ações executadas por ele na plataforma. Exemplo: Caso o usuário envie alguma mensagem ou altere o responsável do chat, ficará registrado que o usuário x fez a ação.
  • Senha: Senha que o usuário utilizará para acessar a plataforma, juntamente com o email.
  • Nome visível para o cliente: Esse nome funcionará como um assinatura do usuário toda vez que ele enviar uma mensagem para algum chat, facilitando para o cliente identificar com qual usuário daquela conta ele está falando.
Envio da mensagem por um usuário que possui o nome visível ativo
Envio da mensagem por um usuário que não possui o nome visível ativo
  • Nível/Permissões: Nessa parte você vai definir qual o nível de acesso do usuário e as permissões que ele deve possuir no sistema.
  • Atualmente existem 2 perfis de usuários: Admin e normal. Admin - Tem acesso total a todos os recursos do sistema, além de recursos específicos para administradores como o painel de controle. Normal - Usuário que tem as permissões personalizadas, podendo ter total acesso a certas partes do sistema, acesso limitado em algumas e nenhum acesso em outras partes.
Algumas permissões possíveis para um usuário normal.
As permissões podem ser alteradas a qualquer momento.
Caso você precise alterar o nome ou e-mail de algum usuário já cadastrado, basta entrar em contato com o nosso suporte para atualizar essa informação.

3º Passo - Criando departamentos

Ainda no menu de usuários, acesse a aba de Departamentos que fica no topo da página.
Os departamentos funcionam como grupos de usuários no ChatGuru e servem para que você consiga regular as permissões de diversos usuários de forma simultânea ou separar os grupos do seu atendimento de acordo com cada setor como comercial, suporte e etc. Os departamentos ajudam a organizar os setores de atendimento da sua conta. Também são essenciais para contas que possuem chatbot.
Exemplos de departamentos
O mesmo usuário pode participar de diversos departamentos diferentes e as permissões selecionadas no departamento se somam as permissões que o usuário tem individualmente.

4º Passo - Definindo o rodízio de atendimento

Por último, também no menu de usuários, nós temos a terceira aba que é relacionada ao rodízio do seu atendimento.
Aqui você vai definir como os novos chats serão distribuídos quando iniciarem uma conversa com você.
Você pode adicionar um usuário ou um departamento na sua fila de rodizio e a plataforma fará com que os novos chats que chegarem sejam atribuídos a eles, na ordem da fila e com base nas regras que serão explicadas mais abaixo. Aqui vão alguns avisos/dicas 😉:
  • O mesmo usuário pode ser inserido diversas vezes no mesmo rodizio, aumentando o número de novos chats que recebe em relação aos outros.
  • O mesmo usuário também pode participar de 2 ou mais rodízios, em casos de contas que possuem mais de 1 número de WhatsApp contratados.
  • Se você colocar um departamento na fila do rodizio, a conversa será atribuída ao departamento e todos que fazem parte do mesmo terão acesso ao chat, dependendo das permissões de cada usuário.
  • Se você colocar um usuário na fila do rodízio, o chat será atribuído somente ao usuário e somente ele terá acesso, dependendo das permissões dos outros usuários. Usuários administradores não se aplicam a regra de delegação e conseguem visualizar todos os chats existentes na conta.
Você terá as seguintes opções, após adicionar um usuário ou departamento a fila:
  • Ativo / Inativo: É utilizado para ligar ou desligar o usuário/departamento no rodizio, sem a necessidade de remove-lo. Geralmente é utilizado para quando um usuário/departamento não está presente no atendimento e realizará apenas operações internas no dia, então ele não receberá novos chats.
  • Pular / Não pular: Esse recurso funciona de maneira similar ao anterior e é útil para ajustar o seu rodizio aos horários em que você tem mais ou menos usuários/departamentos ativos. Com a opção pular ativada, caso o usuário não esteja online na plataforma, ele não vai receber novos chats, sem a necessidade de desativa-lo no rodízio.

5º Passo - Efetuar a leitura do Qr Code

Após criar os seus usuários e departamentos, definindo também o seu rodizio de atendimento, você deverá selecionar a opção 'Celulares WhatsApp' que fica no seu menu lateral à esquerda para efetuar a leitura do QR Code e sincronizar o seu WhatsApp com a nossa plataforma.
O número da sua conta deverá aparecer nesse menu, com a opção Fazer leitura do QR Code abaixo dele. Basta clicar no botão em azul para iniciar o processo de leitura do código.
Atenção: O seu WhatsApp só irá sincronizar com o nosso servidor caso o número informado seja o mesmo cadastrado no aplicativo do WhatsApp. Caso tente realizar a leitura com um número diferente, resultará em erro.
Passo a passo para abrir a leitura de QR Code no aplicativo do WhatsApp:
  1. 1.
    Abra o app e toque no botão de menu, localizado no canto superior direito, e depois em Aparelhos conectados;
  2. 2.
    Toque em Conectar um aparelho;
  3. 3.
    Se você ainda não tiver concedido, dê permissão para acessar a câmera;
  4. 4.
    Aponte o celular para o código da tela do computador;
  5. 5.
    Pronto! O WhatsApp fará a leitura automaticamente.
Após realizar a leitura, a plataforma irá carregar e sincronizar todos os chats e mensagens existentes no seu WhatsApp! 🥳
Dependendo da quantidade de chats e mensagens, você precisará aguardar alguns poucos minutos enquanto todos os dados são carregados. Você consegue acompanhar o status dessa sincronização no próprio menu de Celulares WhatsApp. Quando o processo for concluído, o seu aparelho irá constar nesse mesmo menu como Conectado.
Não é necessário realizar a leitura do QR Code toda vez que for utilizar a plataforma ou para que outros usuários tenham acesso. Seguindo os procedimentos recomendados por nossa equipe e mantendo o aparelho que funciona como servidor conectado e carregado, a sua sessão será mantida nos nossos servidores.

6º Passo - Começar a utilizar o ChatGuru!

Depois de ter seguido as instruções acima e a sincronização de contatos estar concluída, você já vai conseguir atender aqui pelo ChatGuru!
As suas conversas serão exibidas no menu de chats e já estarão habilitadas para enviar e receber mensagens.

Vídeos relacionados

Treinamento de usuários

Caso você tenha alguma dúvida ou precise de algum auxilio, não hesite em nos contatar no suporte, estamos sempre à disposição.
Nas próximas páginas vamos explicar detalhadamente como funcionam cada opção do nosso menu principal, começando por chats!
Last modified 7d ago